miratecarts

Learn More...

concursos & oportunidades

Projeto LGBT

A associação MiratecArts anuncia que a verba de 2 mil Euros recebidos do autarca Roberto Silva vai ser dedicada a um projeto LGBT na luta contra a Homofobia e Transfobia.

O caso que Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, levou ao Ministério Público contra o autarca das Lajes do Pico, Açores, devido à utilização de uma expressão difamadora à sua orientação sexual, foi encerrado com um pedido público de desculpas do autarca e um pagamento de 2 mil Euros a Terry Costa, o lesado assistente. Este desfecho compreende uma admissão da inadmissibilidade de discriminação e de linguagem ofensiva contra pessoas lésbicas, gay, bissexuais, trans ou intersexo (LGBT), principalmente quando proferidas por pessoas com responsabilidades políticas e democraticamente eleitas, e será um caso paradigmático em Portugal, visto nunca antes tal retratamento público ter ocorrido. Por sua vez, Terry Costa doou o pagamento à associação MiratecArts com o objetivo de dar mais visibilidade à luta contra a discriminação de pessoas LGBT, uma realidade que centenas de açorianos enfrentam diariamente.

Para o efeito, a MiratecArts desafia artistas açorianos a fazerem uma proposta de projeto artístico na temática do Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia. As ideias de projetos são aceites por escrito através do email info@mirateca.com de 17 de Maio até 17 de junho 2020.

O Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia, assinalado a 17 de maio, foi criado para chamar a atenção para a violência, discriminação e preconceito sentidos por pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transgénero (LGBT), e por vezes também usado com os mesmos objetivos para incluir pessoas intersexo e pessoas com expressões de género variantes ou atípicas. A data de 17 de maio foi escolhida especificamente para comemorar a decisão da Organização Mundial da Saúde em 1990 de desclassificar a homossexualidade como um distúrbio mental da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), uma das primeiras grandes conquistas da comunidade e do ativismo LGBT. Este dia representa um marco mundial anual importante para chamar a atenção dos decisores, da comunicação social, do público, das empresas, de líderes de opinião, das autoridades locais e da população em geral, para a situação enfrentada por pessoas com orientação sexual, identidade, expressão de género, ou características sexuais atípicas.

Este projeto está a ser promovido em parceria com a Associação LGBT Pride Azores.

 

ANDERSEN AZORICA DESIGN GRÁFICO

Hoje é quase impossível imaginar uma época em que o mundo - dos livros infantis à literatura, ao cinema e às brincadeiras do dia a dia - não estivesse saturado no legado persistente e robusto dos contos clássicos. A MiratecArts está a liderar um projeto de adaptação dos contos clássicos de Hans Christian Andersen para cenários açorianos. Assim, pretendemos abrir concurso para o cartaz do projeto ANDERSEN AZORICA. Além do título do projeto, o cartaz deve incluir a frase: "reinventar os contos clássicos de Hans Christian Andersen à moda dos Açores" e ser construído em design gráfico. Os trabalhos finalistas serão postos a voto em exposição pública e @ artista vencedora receberá um prémio de valor superior a 500€. Participantes devem ter residência nos Açores e estarem registados na plataforma www.discoverazores.eu ou fazê-lo antes de submeter o seu trabalho para info@mirateca.com. A data limite de entrega de trabalhos é a 21 de junho 2020.
 

Década do Oceano

Década do Oceano (2021-2030 Nações Unidas) - a MiratecArts aceita propostas de trabalhos artísticos que enquadrem na temática. Se tens uma ideia que desejas desenvolver em parceria com a associação cultural, manda mensagem para info@mirateca.com - aberto a artistas açorianos inscritos na plataforma www.discoverazores.eu
This site's design is only visible in a graphical browser that supports web standards,
but its content is accessible to any browser or Internet device.