madalena roteiro de arte pública - public art route
	
.png)
		Estes projetos foram construídos entre 2013 e 2017; restauros, retoques e algumas pinturas está a ser refeitas até 2022, ano em que voltamos a criar nova edição do roteiro. 
	
		 
	
 
	
		Flora Azorica
	

		Rocio Matosas (Uruguai) voltou pela terceira vez à ilha para realizar FLORA AZORICA (2015) pintando flores endémicas dos Açores no Jardim dos Maroiços. 
	
		 
	
 
	
		The Last Atlantean
	

		Guilherme Gamito (Alentejo, Portugal) realizou uma narrativa de 4 painéis na entrada do norte do Jardim dos Maroiços na Madalena, que deu pelo título de The Last Atlantean (2015). 
	
		 
	
 
	
		The Farm
	

		São mais de 50 mini-esculturas de barro pintado que Sancho C (Pico, Açores) colocou no rochedo na zona da Barca, Madalena, e deu pelo nome "The Farm" (2015). A natureza já tomou conta da instalação efémera... 
	
		 
	
 
	
		Dea Della Montagna
	

		Enea Mangili (Itália/Suiça) visitou a ilha para o Montanha Pico Festival e criou esta deusa para proteger a montanha. Dea Della Montagna (2015) pode ser encontrada nas paredes da doca da Madalena. 
	
		 
	
 
	
		Pico Poseidonis
	

		Mérce de Rande (Galicia) visitou a ilha do Pico para o Montanha Pico Festival e deixou sua experiência nas paredes da doca da Madalena nesta pintura intitulada "Pico Poseidonis" (2015). 
	
		 
	
 
	
		Guardião da Montanha
	

		Rocio Matosas (Uruguai) voltou pela segunda vez à ilha montanha para realizar uma escultura jardim com materiais achados e sapatos velhos fornecidos pelas pessoas da ilha. Localizada no centro do Jardim dos Maroiços, esta a primeira escultura artística de arte pública, realizada na vila da Madalena durante o primeiro Montanha Pico Festival, foi intitulada "Guardião da Montanha" (2015). 
fotos
Visite o site da artista 
www.rociomatosas.com
	
		 
	
 
	
		Nascentes de Lava
	

		Na fachada da Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico (Areia Larga, Madalena) 5 painéis de arte alusiva à vitivinicultura intitula-se "Nascentes de Lava" (2014), realizado por Djervy (Pico, Açores). 
+fotos
 
 Djervy Santos formou-se em Design de Ourivesaria no Porto (CINDOR). Representou diversos eventos incluindo Euroskills, Porto Jóias (Exponor), Arop, Cindor, estando entre as maiores influências do mundo da ourivesaria nacional e outras correntes artísticas. Vencedor de concursos a nível nacional incluindo Águas Serra da Estrela. Desenhos publicados nas revistas Maxi Tuning e Magik Tuning, e é o criador do logotipo da Escola Secundária de São Roque do Pico e do mural gigante no Parque de Campismo da Madalena realizado no primeiro Azores Fringe. Agora tem a adicionar "Nascentes de Lava", este na fachada da Adega Cooperativa Vitivinicola da Ilha do Pico. Com um talento multifacetado, Djervy executa os mais diversos trabalhos incluindo pintura, escultura, desenho, grafitti e scrimshaw. Seus trabalhos estão espalhados um pouco por todo o mundo desde os Açores à cidade do Porto, Itália ao Canadá.
	
		 
	
 
	
		Baco
	

		Rocio Matosas (Uruguai) realizou o maior mural pintura nos Açores. Com 120 metros de cumprimento, "Baco" (2014) está localizado nas paredes exteriores do campo de futebol, Estádio Municipal da Madalena. Mitologia em celebração dos 10 anos de Património Mundial da Paisagem da Cultura va Vinha da Ilha do Pico. 
+fotos
Visite o site da artista 
www.rociomatosas.com
	
		 
	
 
	
		A Picarota
	

		Na entrada do norte do Jardim dos Maroiços, no centro da vila da Madalena, encontra-se a pintura interativa do luso-francês Carlos Farinha  (França-Lisboa), intitula-se "A Picarota" (2014).    
+fotos
 Visite o artista 
www.carlosfarinha.com
	
		 
	
 
	
		Waiting for Camille
	

		As personagens são animais na fachada da WC atrás da Câmara Municipal da Madalena. Esta foi a segunda intervenção do artista Luis Brum (Terceira, Açores) na vila da Madalena e é intitulada Waiting for Camille (2014). www.luisbrum.com 
	
		 
	
 
	
		sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria
	

		Ruben Ferreira (Pico, Açores) liderou uma semana de artes para os mais novinhos durante as férias de verão. Entre as várias atividades "sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria" (2014) nasceu na casa atrás da biblioteca.
	
		 
	
 
	
		Titans do Mar
	

		Luis Brum (Terceira, Açores) criou "Titans do Mar" (2014) na fachada do Museu de Cachalotes e Lulas, localizado no Estádio Municipal da vila da Madalena. 
+fotos
 
	 
		 
	
 
	
		"a cor do talento"
	

		Campo de Ténis no Parque de Campismo da Madalena encontra-se "a cor do talento" (2013) realizado por Djervy (Pico, Açores).
	
		 
	
 
	
		La Muse Bleu... L´amuse bleu
	

		No Jardim dos Maroiços no centro da vila da Madalena encontra-se "La Muse Bleu... L´amuse bleu..." do luso-francês Carlos Farinha (França-Lisboa).
Visite o artista 
www.carlosfarinha.com
	
		 
	
 
	
		Homenagem aos Barcos de Outros Tempos
	

		No antigo porto da vila da Madalena encontra-se esta "Homenagem aos Barcos de Outros Tempos" (2013) realizado pela Inês Ribeiro (Leiria-Terceira) com a participação dos jovens do Centro de Atividades Ocupacionais (Santa Casa da Misericórdia).
	
		 
	
 
	
		Ária de Fogo
	

		Zara Diniz (Toronto, Canadá) elaborou esta fantasia ÁRIA DE FOGO (2015) à entrada da doca do porto da Madalena. 
www.zaradiniz.com 
	
		 
	
 
	
		uma memória de som e mar
	

		Na doca da Madalena, Sérgio Sequeira (Lisboa, Portugal) deixou sua marca com UMA MEMÓRIA DE SOM E MAR (2015).
	
		 
	
 
	
		Portugal2
	

		Portugal2 (2015) é a primeira obra mural do jovem Duarte Neves (Pico, Açores). 
	
		 
	
 
	
		Paisagem no Mar
	

		Inês Ribeiro (Leiria-Açores) iniciou mais uma intervenção na Madalena, desta vez na doca, depois de dinamizar o porto velho, intitulando PAISAGEM NO MAR (2015).
	
		 
	
 
	
		No Mundo da Lula
	

		NO MUNDO DA LULA (2015) é a primeira obra da Verónica Melo (São Miguel, Açores) para o roteiro de arte pública na Madalena. Localizada na Areia Larga, adjacente ao Restaurante O Petisca. 
	
		 
	
 
	
		Quem me dera
	

		QUEM ME DERA (2015) é a primeira obra do Coletivo Nora (Águeda, Portugal) nos Açores. 
	
		 
	
 
	
		coletivo
	

		Encontro de Ilustradores 2015 viu vários artistas se juntarem para falar artes e depois deixar suas marcas na doca da Madalena. 
	
		 
	
 
	
		PATHS
	

		PATHS (2015) criado por Paulo Ávila Sousa (Terceira. Açores) dinamizando baldes do lixo no Jardim dos Maroiços. 
	
		 
	
 
	
		Polvo Tricrochet
	

		Um projeto comunitário com a participação de 50 mulheres da ilha do Pico e além... Polvo Tricrochet (2015) está na entrada da doca da Madalena.
	
		 
	
 
	
		Choose Your Plate
	

		Daniela Melo (São Miguel, Açores) estreia em pinturas de murais com CHOOSE YOUR PLATE (2015), uma intervenção de crítica social para todos verem na doca da Madalena. 
	
		 
	
 
	
		Sorrisos de Pedra
	

		O início de um roteiro de SORRISOS DE PEDRA (2015) por Helena Amaral (Pico, Açores) mostra esculturas da pedra da ilha montanha em várias localidades desde o Jardim dos Maroiços à MiratecArts Estádio Municipal e várias localidades do Parque Natural da Ilha do Pico. 
	
		 
	
 
	
		Vento Diatónico
	

		Elena Valsecchi (Itália) e Laurent Geoffroy (França) criaram uma sinergia de música e pintura na sua visita à ilha do Pico, deixando esta obra na doca da Madalena: Vento Diatónico (2015). 
	
		 
	
 
	
		Os Picarotos
	

		Na fachada da Rádio Pico, Teresa Rego (Porto, Portugal) através de rostos deixou a sua marca "Os Picarotos" (2015).
	
		 
	
 
	
		Encontro
	

		Paulo Neves (Porto, Portugal) "Encontro" (2015) é uma escultura na zona da Barca, adjacente ao Cella Bar. 
	
		 
	
 
	
		Música nos Corações
	

		"Música nos Corações" (2015) de Ana Paxeco (Lisboa, Portugal) homenageia o bailo popular tradicional da ilha do Pico, a Chamarrita, e localiza-se na parede do sul da Casa do Povo da Madalena. 
	
		 
	
 
	
		todo o homem é uma ilha
	

		TODO O HOMEM É UMA ILHA (2015) de Diogo DeCalle (Lisboa, Portugal) encontrava-se na Quinta das Rosas mas a natureza já tomou conta do espaço. 
	
		 
	
 
	
		projeto ciênciarte
	

		Projeto ciênciarte (2016), liderado pela MiratecArts na Escola Cardeal Costa Nunes e a participação de alunos do secundário, Clube do Ambiente e da Universidade Sénior.
	
		 
	
 
	
		Nature Drops (2016), Martim Cymbron (São Miguel, Açores) 
	
		 
	
 
	
		Projeto CiênciArte (2016 com Escola Cardeal Costa Nunes (Pico, Açores) 
	
		 
	
 
	
		Adventure Time (2016), NAVI (São Miguel, Açores)
	
		 
	
 
	
		Pescando com Coração - Fishing with Heart (2016), Kas Art (Bélgica/Portugal)